terça-feira, 6 de abril de 2010

"Encontro Formativo"

No último dia 19 de março, participei pelo Instituto Santa Rosália, do 1º Encontro formativo das Entidades Conveniadas de Guarulhos, no Adamastor, das 8h00 às 12h30.
Neste Encontro contamos com a participação da Sra Maria Iraldina Pires, responsável do Núcleo de Educação Infantil e da Sra Lucília Ribeiro Souza, ambas estiveram à frente na "Oficina de Brinquedos e Brincadeiras", onde, o objetivo é "vivenciar, construir e refletir sobre as atividades lúdicas que possibilitem o desenvolvimento de diferentes saberes na Educação Infantil".Formamos uma turma de 30 educadoras.
Para iniciar a Oficina, aguardamos para que se formasse a turma e fomos orientadas a, ao adentrarmos a sala, observarmos todo o ambiente.
Foi muito interessante!
Uma suave música, nas paredes  exposição de gravuras de Cândido Portinari,"meninos brincando" intercalados com vários tipos de textos,todos com referência à infância. Ao centro, vários colchonetes com almofadas para a roda de conversa. Brinquedos espalhados aos cantos da sala, fantoches, vestimentas e uma mesa com vários tipos de papéis de vários tamanhos, cola, tesoura, barbante, durex e muitos tipos de sucatas diferentes para a nossa oficina!
Participamos de brincadeiras de infância após termos relembrado das mesmas, em seguida, em grupos, fizemos um brinquedo de sucata para apresentar para a turma, lembrando que, como diz Iraldina e Lucília, toda brincadeira tem que ter uma intencionalidade, um planejamento, embora para a criança, não passe de uma brincadeira. E, é através das brincadeiras que enfatizamos os combinados, observamos o quanto a criança se sente excluida muitas vezes, o grau de ansiedade dela, e assim, podemos mediar para que esse processo seja revertido, integrando a criança ao grupo.
Após a apresentação dos brinquedos confeccionados por cada turma, fizemos uma leitura de fruição: " O homem que amava caixas", de Stephen Michael King. Para encerrar, pudemos apreciar os slides de duas creches diferentes que permeiam o universo do brincar, usando de forma criativa seus espaços.
Bem, agora estou preparando carinhosamente o ambiente, para na quinta-feira, estar repassando este Universo de brincar a toda a Equipe do Instituto!

Nenhum comentário: