terça-feira, 2 de junho de 2009

Campeonato das quantidades

Olá pessoal! Desculpem-me por estar tão ausente estes dias. Comecei a trabalhar também à tarde, com uma turma de 5° ano.
Hoje, pela manhã, junto a minha turma do Estágio II, tive uma ideia interessante para trabalhar ludicamente as quantidades, cores e numerais. Formei grupos de 10 tampinhas de cada cor, em cima da mesa, deixei a caixa fechada, também em cima da mesa. Separei a turma em dois grupos iguais e, após o par ou ímpar, decidimos qual grupo iria iniciar. Um aluno de cada vez, vinha à frente, então, determinava qual a cor, e a quantidade que ele deveria pegar, feito isso, o mesmo deveria mostrar o numeral correspondente à quantidade. Acertando os três itens, marcava o ponto do grupo na lousa. O grupo vencedor foi aquele que teve maior número de acertos.
Detalhe, sempre que a criança separava as tampinhas, contavámos juntos para ver se tinha a quantidade pedida, caso tivesse a mais ou a menos, pedia para chegar ao valor, perguntando quanto tinha a mais ou quanto faltava para o valor.

Um comentário:

A Torre Mágica | Pedro Antônio de Oliveira disse...

O seu blog é fantástico! Parabéns! Adorei!

Voltarei sempre!

Um abração!

Pedro Antônio - A TORRE MÁGICA